Curso Online de Endocrinologia Feminina e Andrologia - Módulo 1 - Menopausa

  • Coordenação:

    Ruth Clapauch

  • Carga horária: 5 h
  • Acesso por: 180 dias
  • Certificado de conclusão online
R$ 150,00
In stock
SKU
419025
ou em até 7x de R$ 21,43
< >

O primeiro módulo do Curso Online de Endocrinologia Feminina e Andrologia aborda os temas relacionados à Menopausa.


As aulas desse módulo abrangem a transição menopáusica, as indicações, contraindicações e precauções da terapia hormonal na menopausa, a densitometria óssea (quando solicitar, como interpretar e indicações de tratamento da osteoporose), esteroides sexuais e câncer ginecológico, avaliação do risco de trombose, esteroides sexuais usados na terapia hormonal na menopausa, escolha da terapia de reposição hormonal em situações especiais, insuficiência ovariana primária e monitorizando a terapia hormonal. Além de todo esse conteúdo, também está disponível a gravação do Webinar em que a coordenadora responde à dúvidas dos médicos que já assistiram ao curso.


Diferencial
Este curso online aborda conteúdos práticos que preparam os profissionais a fazer diagnósticos e aplicar tratamentos mais adequados a cada tipo de paciente.


Metodologia
Aulas práticas que abordam os últimos estudos e avanços nos tratamentos e que trazem assuntos do dia a dia do médico.


Público-alvo: profissionais das seguintes áreas: Ginecologia e Obstetrícia, Endocrinologia, Urologia.

1. A transição menopáusica. Climatério e menopausa - Dra. Ruth Clapauch

Na primeira aula do Módulo Menopausa, a Dra. Ruth Clapauch aborda a transição menopáusica e fala como é a relação entre o climatério e a menopausa, como identificar os estágios de transição, compreender que é um processo dinâmico, oscilante e que para cada fase desse período existe uma abordagem mais adequada.


2. Indicações, contraindicações e precauções da terapia hormonal na menopausa - Dra. Dolores Pardini

Após explicar como se identifica a menopausa, a Dra. Dolores Pardini vai descrever as indicações para a terapia hormonal com seus respectivos graus de evidência. Também vai esclarecer quais são as contraindicações absolutas e que situações constituem precauções – isto é, quando a terapia hormonal demanda ajustes para que seja realizada de modo seguro e eficaz. Maiores informações sobre ajustes e individualização podem ser encontradas mais adiante, na aula A Escolha da Terapia Hormonal.


3. Densitometria óssea. Indicações e análise - Dr. Sérgio Setsuo Maeda

Além da síndrome climatérica, a prevenção e o tratamento da osteoporose também são indicações para a terapia hormonal da menopausa. Nesta aula, o Dr. Sergio Maeda vai ensinar quando solicitar a densitometria óssea, como interpretá-la detalhadamente, quando indicar o tratamento e como monitorar o ganho de massa óssea. Além disso, vai abordar a avaliação de risco de fraturas por meio da ferramenta FRAX® e o uso de recursos adicionais, como visualização das vértebras e da qualidade óssea por TBS (trabecular bone score).


4. Esteroides sexuais e câncer ginecológico - Dr. Ricardo Vasconcellos Bruno e Dra. Ruth Clapauch

Agora vamos falar sobre uma contraindicação formal para a terapia hormonal: câncer hormônio-dependente. Quais os tipos de câncer influenciados por hormônios? Como rastreá-los? Como saber se uma paciente está no grupo de risco para câncer hormônio-dependente e que estratégias usar para preveni-lo?


Pílula: Avaliação do risco de trombose - Dra. Ruth Clapauch

Agora que já falamos sobre as patologias ginecológicas que são contraindicações à terapia hormonal da menopausa, vamos falar um pouco sobre outra contraindicação: trombose ou trombofilia comprovada. Como identificar essas pacientes? E como realizar terapia hormonal da maneira mais segura em pacientes sem essa contraindicação, mas que apresentem risco elevado de trombose?


5. Esteroides sexuais usados na terapia hormonal na menopausa - Dra. Ruth Clapauch e Dra. Andrea Rodrigues Ferreira

Agora vamos conhecer bem o nosso arsenal terapêutico de hormônios estudados e aprovados para a terapia hormonal da menopausa, para mais adiante podermos individualizá-lo às necessidades de cada paciente.


6. A escolha da terapia de reposição hormonal. Situações especiais - Dra. Ruth Clapauch e Dra. Ciciliana Maíla Zilio Rech

Nesta aula vamos falar da individualização da terapia hormonal da menopausa, descrevendo o passo a passo para avaliar a paciente. Vamos ensinar a escolher e instituir o tratamento mais adequado, adaptando os diversos tipos de hormônios disponíveis – suas vias, doses e esquemas – às queixas clínicas e outras patologias eventuais de cada paciente, maximizando os benefícios e reduzindo os riscos.


7. Insuficiência ovariana primária - Dra. Berenice Bilharinho de Mendonça

Insuficiência ovariana primária é uma condição especial que acomete 1% das mulheres. As causas, o diagnóstico, o diagnóstico diferencial, o tratamento e o monitoramento apresentam diferenças significativas em relação à menopausa na idade habitual – diferenças que você vai aprender agora.


8. Monitorizando a terapia hormonal - Dra. Amanda Valéria Luna de Athayde

Finalmente vamos aprender como monitorar a paciente antes e no decorrer do tratamento, por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, de modo a acompanhá-la de perto, fornecendo e ajustando o esquema mais eficaz e seguro de terapia hormonal para cada momento.


Webinar. Casos clínicos e fórum de perguntas enviados pelos inscritos - Dra. Ruth Clapauch

Ruth Clapauch (Coordenação)
Doutora em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora visitante na Uerj. Preceptora de residentes em Endocrinologia Feminina do Hospital Federal dos Servidores e do Hospital Federal de Bonsucesso e de residentes em Ginecologia da Uerj.


Dolores Pardini
Chefe do Ambulatório de Menopausa da Disciplina de Endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia (DEFA) da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Diretora Científica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).


Sérgio Setsuo Maeda
Médico Assistente da Disciplina de Endocrinologia da Unifesp – Escola Paulista de Medicina. Médico sênior do setor de Densitometria Óssea do Laboratório Fleury. Presidente da SBEM Regional São Paulo.


Ricardo Bruno
Mestre e Doutor em Medicina pela UFRJ. Chefe do Ambulatório de Reprodução Humana, Ginecologia Endócrina e Climatério do Instituto de Ginecologia (IG) da UFRJ. Membro da Comissão Nacional de Osteoporose da Febrasgo, diretor da Associação Brasileira de Climatério (Sobrac) e membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH).


Andrea Ferreira
Médica do Serviço de Endocrinologia do Hospital Federal da Lagoa.


Berenice Mendonça
Professora Titular da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).


Amanda Athayde
Professora Adjunta da UFRJ, Professora Associada da PUC-RJ, Mestre em Endocrinologia pela PUC-RJ, Membro do DEFA-SBEM.


O acesso aos cursos e produtos educacionais se dá no Ambiente de Aprendizagem do GEN Educação, plataforma online que oferece aos nossos clientes a melhor experiência possível em aprendizagem, com uma navegação intuitiva e recursos avançados.

LOGIN E ACESSO aos produtos educacionais
Após realizar o login em www.grupogen.com.br, utilizando as credenciais criadas no cadastro, o usuário deverá clicar em GENio no menu superior para ser redirecionado ao espaço do aluno e ter acesso ao(s) seu(s) curso(s).

Para assistir aos cursos você vai precisar das seguintes configurações:

  • Windows 7 ou superior com o Internet Explorer 9 ao 11. Recomendamos que você utilize o navegador Google Chrome, mas você também pode utilizar os navegadores Mozilla Firefox e Safari.
  • MacOS X versão 10.6 ou superior.
  • iOS versão 7.0 ou superior.
  • Android versão 2.3 ou superior (Atualmente o produto livro-aula não é compatível com esse sistema).
  • Os vídeos dos Cursos Online utilizam tecnologia Flash, portanto é necessário ter esse plug-in instalado e habilitado. Recomendamos banda mínima de 512 kbps ou conexão 3G de qualidade.
  • Não é possível acessar no modo Off-line.
  • Fique atento!

    Os vídeos dos Cursos Online utilizam tecnologia Flash, portanto é necessário ter esse plug-in instalado e habilitado. Recomendamos banda mínima de 512 kbps ou conexão 3G de qualidade.

    Para que os vídeos funcionem corretamente no Safari, você deve permitir o uso de cookies. Clique aqui para saber como. – link: http://pt.wikihow.com/Ativar-Cookies-no-Safari

Produtos relacionados