Clínica Médica e Semiologia

O que é uma proposta terapêutica?

O que é uma proposta terapêutica?

A expressão “proposta terapêutica”, cada vez mais frequente na linguagem médica justifica-se pelo fato de que é “dever” do médico, após identificar a doença, propor ao paciente o tratamento que ele (médico) considera mais adequado naquele momento e naquelas circunstâncias, levando em conta aspectos clínicos, cujo foco costuma ser a lesão ou a disfunção, ao lado de outros aspectos, que não podem ser esquecidos – que estão sempre presentes –, como operacionais, éticos, legais, socioculturais, financeiros e econômicos.


Leia mais

O grande desafio: conciliar o método clínico com a tecnologia médica

O grande desafio: conciliar o método clínico com a tecnologia médica

Por Dr. Celmo Celeno Porto – O grande desafio que temos diante de nós é a conciliação entre o método clínico e a tecnologia médica. Compreender que um não substitui o outro e que não há conflito entre ambos é o primeiro passo para aprender e exercer uma medicina de excelência. Dito de outra maneira: o grande desafio é saber reunir, no mesmo ato, o lado técnico da medicina e nossa condição humana. Disse “nossa” porque tanto o paciente como o médico não podem se esquecer de que, antes de tudo, somos humanos, eventualmente travestidos de doente – o paciente – e de profissional – o médico ou o aprendiz de médico, no caso do estudante de medicina – que cuida dele.

Leia mais

Efeito placebo e efeito nocebo: o que é isso na prática médica?

Efeito placebo e efeito nocebo: o que é isso na prática médica?

Por Dr. Celmo Celeno Porto – Potencialmente, haverá efeito placebo toda vez que houver interação de um médico com o paciente (placebo vem do verbo placeo, que significa agradar). Este efeito está embutido em qualquer tipo de tratamento. Daí a necessidade de se reconhecer a existência do “efeito placebo” ou da “ação droga do médico”, na expressão de Balint, como componente de suas ações, não só para compreender o que está acontecendo com o paciente, como também para tirar dele o máximo proveito na prática cotidiana.

Leia mais

Aliança terapêutica, decisão compartilhada e parceria na cura

Aliança terapêutica, decisão compartilhada e parceria na cura

Por Dr. Celmo Celeno Porto – Decisão compartilhada, aliança terapêutica e parceria na cura são expressões que surgiram na literatura médica para expressar uma maneira diferente de exercer a medicina e de cuidar de pacientes. Elas fazem contraposição ao tradicional autoritarismo do médico como herdeiro do modelo hipocrático.

Leia mais