Dermatologia

Ácido retinoico

Ácido retinoico

Por Dra. Denise Steiner – A pele, o maior órgão do corpo humano, apresenta dois tipos de envelhecimento cutâneo: intrínseco e fotoenvelhecimento. O primeiro representa o processo de envelhecimento comum aos outros órgãos, o segundo, mais intenso e evidente, decorre de danos causados pela radiação ultravioleta.

Leia mais

Pênfigo vulgar

Pênfigo vulgar

Por Dra. Valeria Petri – Doença bolhosa grave autoimune, que afeta pele e mucosas. Tem como característica a formação de bolhas acantolíticas, ou seja, com separação de células epiteliais da camada espinhosa. Pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum em adultos (40 a 60 anos). A evolução é crônica e pode ser fatal.

Leia mais

Tratamento do fotoenvelhecimento com isotretinoína oral

Tratamento do fotoenvelhecimento com isotretinoína oral

Por Dr. David Azulay – O uso off label da isotretinoína oral no tratamento do fotoenvelhecimento tem sido frequente, apesar do baixo subsídio científico. Há apenas um estudo que procura estimar a durabilidade da capacidade da isotretinoína de desencadear remodelação dérmica. Neste texto relato a avaliação, com imunoistoquímica, da duração dos efeitos da isotretinoína na expressão das fibras colágenas I e III na pele por meio de morfometria e, com metodologia semiquantitativa, do comportamento das metaloproteinases (MMPs) -1, -3, -7, -9, -12 e do inibidor tecidual tipo 1 de MMP (TIMP-1).

Leia mais

Melasma | diagnóstico e tratamento

Melasma | diagnóstico e tratamento

Por Dra. Denise Steiner – O melasma é uma melanodermia caracterizada pelo aparecimento de máculas acastanhadas localizadas principalmente no rosto, quase sempre em mulheres acima de 35 anos de idade. Ocorre predominantemente em mulheres hispânicas ou asiáticas, e em cerca de 10% dos homens. Sua causa é desconhecida, embora haja múltiplos fatores contribuintes, como predisposição constitucional, gravidez, alterações hormonais, uso de anticoncepcionais, exposição solar e uso de determinados cosméticos. Ainda não houve identificação de genes específicos, mas pelo fato de a prevalência ser maior em indivíduos de pele castanha e parda, existe a possibilidade de participação genética.

Leia mais

Farmacodermia: um paciente, vários tipos de reação à droga

Farmacodermia: um paciente, vários tipos de reação à droga

Por Dra. Valeria Petri – Paciente do sexo masculino, 36 anos, prurido intenso, generalizado, há 24 horas. Ao exame clínico apresentou eritema e placas edematosas, mais evidentes no tronco e membros superiores. O quadro se modificou nos dias seguintes, com o surgimento de lesão eritemato-violácea na palma direita. Sudorese profusa.

Leia mais