Dermatologia

Efeitos negativos do uso tópico de corticosteroides

Efeitos negativos do uso tópico de corticosteroides

Os corticosteroides tópicos foram introduzidos na prática clínica na década de 1950 e desde então são os medicamentos mais prescritos na prática dermatológica. São utilizados no tratamento de doenças imunológicas, inflamatórias e proliferativas da pele, em virtude das propriedades farmacológicas vasoconstritora e anti-inflamatória, que diminuem o eritema e o edema, e das propriedades imunossupressoras e antimitóticas, que inibem o ciclo celular.


Leia mais

Vitiligo: Opções terapêuticas

Vitiligo: Opções terapêuticas

Vitiligo é uma enfermidade mucocutânea sistêmica, desencadeada por ataque autoimune contra os melanócitos, que se manifesta por máculas e manchas hipocrômicas ou acrômicas. As lesões podem ser localizadas ou disseminadas e desencadear episódios de depressão e ansiedade. A doença pode surgir com uma ou poucas máculas agrupadas ou até atingir todo tegumento. É sistêmica porque pode ocorrer autoimunidade contra os melanócitos presentes na cóclea e em membranas do globo ocular, podendo ocasionar, respectivamente, hipoacusia e uveítes, por exemplo.(1,2)


Leia mais

Hanseníase: Diagnóstico precoce é essencial para a cura sem sequelas

Hanseníase: Diagnóstico precoce é essencial para a cura sem sequelas

A infecção pelo Mycobacterium leprae (M. leprae) pode evoluir para uma ampla gama de desfechos, desde infecção assintomática até doença disseminada. A bactéria possui uma peculiar afinidade por pele e nervos periféricos, o que determina seu potencial de causar deformidades, incapacidade e estigma. Dentre a minoria suscetível, conforme a resistência do hospedeiro, o espectro clínico varia de formas paucibacilares (indeterminadas e tuberculóides), caracterizadas por poucas lesões cutâneas, até um tronco nervoso acometido e baixa carga bacilar, até formas multibacilares (dimorfas e virchowianas), determinadas por lesões cutâneas disseminadas, muitos nervos afetados e alta carga bacilar com potencial contagiante. Na infecção estabelecida, em cerca de 40% dos casos, a ocorrência de reações hansênicas (alterações do sistema imunológico com manifestações inflamatórias agudas) contribui para perda e disfunção sensoriais.1


Leia mais

Doença do enxerto versus hospedeiro

Doença do enxerto versus hospedeiro

A doença do enxerto versus hospedeiro (DEVH) é uma reação imunomediada que resulta da interação complexa entre a ação das células imunocompetentes do doador contra os tecidos do receptor. Costuma ocorrer principalmente após transplante de medula óssea (TMO) e classifica-se em aguda, quando a doença ocorre até 100 dias após o transplante, e crônica, quando surge após cem dias. Além do TMO, os procedimentos associados ao alto risco de desenvolver DEVH incluem a transfusão de hemoderivados não irradiados e o transplante de órgãos sólidos contendo tecido linfoide.

Leia mais