Endocrinologia

Criança com obesidade | Riscos, prevenção e tratamento

Criança com obesidade | Riscos, prevenção e tratamento

Por Dr. Marcio C. Mancini – A obesidade consiste em uma doença grave que pode afetar não só adultos, mas crianças e adolescentes. Crianças com obesidade estão acima do peso normal para sua idade e altura, e os quilos extras preocupam porque, muitas vezes, contribuem para problemas de saúde considerados, no passado, doenças apenas de adultos, como diabetes melito tipo 2, pressão e colesterol altos.

Leia mais

Microbiota intestinal de bebês indica riscos de desenvolvimento de obesidade infantil

Microbiota intestinal de bebês indica riscos de desenvolvimento de obesidade infantil

Por Dr. Filippo Pedrinola – A obesidade infantil é um problema crescente no mundo e, por ser considerada uma epidemia, objetivo de grandes investimentos em pesquisas. Um estudo publicado recentemente pela American Society for Microbiology acrescenta uma novidade ao tema: a comprovação da influência da microbiota intestinal no ganho de peso em crianças e seu papel na transmissão da tendência à obesidade de pais para filhos. Os pesquisadores descobriram que, aos 2 anos de idade, a microbiota tem uma forte ligação com o índice de massa corporal (IMC) e pode facilitar a avaliação de risco e a prevenção do sobrepeso.

Leia mais

Obesos são mais propensos a transmitir o vírus da gripe

Obesos são mais propensos a transmitir o vírus da gripe

Por Dr. Marcio C. Mancini – Adultos obesos com gripe disseminam mais o vírus do que adultos não obesos, independentemente de serem sintomáticos. Isso é o que indica uma recente pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan. Adultos obesos sintomáticos alastraram 42% mais o vírus influenza A ou H1N1, em comparação aos não obesos; entre os casos com poucos sintomas ou assintomáticos, 104% a mais.

Leia mais

Obesidade e Microbiota

Obesidade e Microbiota

Por Dra. Alane Beatriz Vermelho – A obesidade é um problema global, que atinge 2 bilhões de pessoas e vem crescendo no mundo, ocasionando uma série de doenças metabólicas. Por ser uma condição multifatorial, o tratamento da obesidade é um desafio, no qual hormônios, neuropeptídios, tecido adiposo e o sistema gastrintestinal (SGI) estão envolvidos. Estudos realizados nos últimos anos têm demostrado que a microbiota ‒ formada por uma série de microrganismos que incluem bactérias, arqueas, fungos, protozoários e vírus que habitam o SGI ‒ tem um papel relevante nesse processo. Os trabalhos, entretanto, têm se concentrado mais nos procariotos (bactérias e arqueas).

Leia mais