Epidemiologia

Grupos de risco para Covid-19 no Brasil

Grupos de risco para Covid-19 no Brasil

O Dr. Leandro Rezende, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, coordenou uma recente pesquisa para identificar os grupos de risco para Covid-19 no Brasil. Os resultados mostram que entre os adultos com menos de 65 anos, a proporção dos suscetíveis à complicações caso venham a se infectar pelo SARS-CoV-2 é de 47%.
Para chegar a estes dados foram incluídos fatores de risco apontados pelos estudos iniciais da doença, em países asiáticos, e os observados nas pesquisas mais recentes conduzidas na Europa e nos Estados Unidos.
Confira os detalhes no vídeo com o coordenador da pesquisa.

Leia mais

COVID-19 - um overview

COVID-19 - um overview

O vírus SARS-CoV-2 surgiu no final de 2019 na China e depois se espalhou rapidamente em todo o mundo. Os cientistas estão se esforçando para encontrar antivirais e já existem propostas promissoras (1), mas o trabalho é muito demorado. No entanto, drogas conhecidas, já usadas no tratamento de outras infecções virais estão sendo testadas em estudos clínicos controlados e randomizados para verificar se também podem ser eficazes contra o vírus que causa a COVID-19. Mas o desenvolvimento de uma vacina, segura e eficaz, contra a doença provavelmente consumirá anos de pesquisa, mesmo que se quebrem protocolos.

Leia mais

Rastreando a COVID-19

Rastreando a COVID-19

Conta uma lenda antiga, muito conhecida, que o inventor do jogo de xadrez levou seu invento ao rei, como presente. O rei gostou tanto do jogo que prometeu recompensar o inventor com o que ele quisesse. E o pedido pareceu simples: grãos de arroz.  Quantos grãos? O rei deveria mandar colocar um grão de arroz na primeira casa do tabuleiro; dois, na segunda; quatro, na terceira e assim sucessivamente, sempre duplicando em cada casa a quantidade de grãos colocada na casa anterior, até completar a última casa (o tabuleiro de xadrez tem 64). É difícil de acreditar, mas faça as contas para ver: na 64ª casa o número de grãos de arroz excedia a produção mundial. Este é um exemplo clássico para mostrar que o crescimento exponencial é vertiginoso.


Leia mais

Análise estatística da COVID-19

Análise estatística da COVID-19

A expansão do COVID-19 é comumente monitorada pela variação percentual, que se obtém pela divisão do aumento do número de casos em um dia pelo número de casos existentes no dia anterior. Por exemplo, se ontem havia 50 casos e hoje são 55, o aumento do número de casos foi 5. Dividindo 5 pelo número de casos existentes ontem, que, neste exemplo, é 50, você encontra 0,1, ou seja, 10% de variação percentual de ontem para hoje.  O mesmo raciocínio se aplica para obter a variação percentual de óbitos.


Leia mais