Indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA®) no tratamento do melasma

Indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA®) no tratamento do melasma

Por Dr. Emerson de Andrade Lima – Melasma é uma hipermelanose frequente, caracterizada por manchas de contornos irregulares em áreas fotoexpostas, com intensidade do castanho-claro ao castanho-escuro, que acometem preponderantemente mulheres em idade fértil. Fatores genéticos, gestação, anticoncepcionais e exposição a radiação solar e luz visível vêm sendo implicados no desencadeamento e na piora das manchas. Essas lesões são recalcitrantes, ou seja, apesar de clarearem com o tratamento proposto, reaparecem frequentemente, causando forte impacto na qualidade de vida das pacientes.


Para o tratamento domiciliar, recomenda-se o uso diário de filtros solares tonalizantes de amplo espectro, com proteção contra UVA, UVB e luz visível, além de agentes clareadores. Apesar da qualidade dos filtros solares disponíveis no mercado e da associação com diferentes agentes clareadores, a terapêutica do melasma apresenta-se sempre como um desafio para a Dermatologia.


Peeling, laser e luz intensa pulsada (LIP), quando bem indicados pelo médico especialista, podem trazer bons resultados. Mais recentemente o dermatologista brasileiro Emerson Lima propôs o uso de microagulhas sem qualquer ativo para o clareamento das manchas. Esse tratamento foi denominado indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA®), marca patenteada pelo autor. Seu protocolo-padrão foi apresentado em artigo inédito no mundo. A técnica deve ser executada por um médico dermatologista treinado, seguindo rigorosamente todos os critérios técnicos, e tem oferecido resultados surpreendentes em casos que anteriormente não apresentavam melhora. Estudos também têm demonstrado melhora na qualidade, no brilho, na textura e no rejuvenescimento da pele tratada.


Haverá risco de piora das manchas ou ausência de resposta ao tratamento se a IPCA® for realizada por um profissional não habilitado. Portanto, para que sejam obtidos melhores resultados, recomenda-se que a intervenção seja feita por um médico dermatologista experiente.




Paciente com melasma antes e depois do tratamento com IPCA®


Compartilhe: