Neurologia e Neurociências

O impacto do sintoma-doença dor em diferentes especialidades

O impacto do sintoma-doença dor em diferentes especialidades

A dor é responsável por mais de 80% das consultas médicas, podendo acometer qualquer pessoa ao longo da vida, independentemente de gênero, faixa etária ou classe social. De acordo com o seu grau e constância, a dor tem a capacidade de interferir direta e indiretamente na qualidade de vida do paciente, comprometendo a integridade física e mental de quem convive com ela.

Leia mais

Entendendo o complexo diálogo entre sistema imunológico e sistema nervoso central

Entendendo o complexo diálogo entre sistema imunológico e sistema nervoso central

O conceito de privilégio imune se refere à incapacidade de um órgão em rejeitar tecidos heterotópicos transplantados. Em 1940, Peter Medawar descreveu que enxertos homólogos de pele no sistema nervoso central (SNC) falhavam em criar uma resposta imune que levasse a sua rejeição. Porém, caso o mesmo enxerto fosse colocado em outra parte do corpo, uma resposta imune ocorria nesse tecido e, quando reinserido no SNC, finalmente aconteceria uma resposta por meio de rejeição tecidual.1 A principal explicação dada por Medawar foi a de que o SNC não tinha um sistema linfático. Portanto, não existiria uma janela de oportunidade para uma resposta imune, argumento que hoje se sabe estar ultrapassado.

Leia mais

Parecer da American Epilepsy Society sobre o uso de canabidiol e derivados da Cannabis no tratamento de epilepsias e regulamentação da fabricação e importação de produtos de Cannabis pela Anvisa

Parecer da American Epilepsy Society sobre o uso de canabidiol

Há um interesse sem precedentes da indústria farmacêutica, da mídia, dos pacientes e familiares e da sociedade em geral no uso terapêutico do canabidiol (CBD) e outros derivados da Cannabis no tratamento das epilepsias. No entanto, não há evidências de que o CBD seja a panaceia que a internet proclama. Em resposta a um apelo da Food and Drug Administration (FDA), em 16 de julho de 2019, a American Epilepsy Society (AES) emitiu seu parecer sobre o uso de Cannabis como tratamento para pacientes com crises epilépticas, resumido a seguir.

Leia mais

Entendendo as dores de cabeça

Entendendo as dores de cabeça

Dor de cabeça, ou cefaleia, é uma condição clínica comum que atinge significativa proporção de pessoas ao longo da vida, sendo frequente a indicação informal de medicamentos para o alívio dos sintomas. No entanto, existe uma enorme variedade de cefaleias, cujo tratamento também é diverso. Em 2018, a Sociedade Internacional de Cefaleia publicou estudo em que classificava os tipos de cefaleia.1 Segundo a publicação, grande quantidade de condições clínicas e funcionais manifestam-se com cefaleias. Felizmente, a maioria dos casos tem caráter benigno. Dois dos principais grupos de cefaleia serão abordados a seguir, por representarem tipos comuns e frequentes.

Leia mais

O traumatismo cranioencefálico

O traumatismo cranioencefálico

Por Dra. Eliane Correa Miotto – O traumatismo cranioencefálico (TCE) ocorre devido a uma lesão anatômica e/ou alteração funcional do cérebro, das meninges ou de seus vasos. Por exemplo, um TCE pode ocorrer em decorrência de ferimentos por arma, mecanismos de aceleração e desaceleração do cérebro durante acidentes automobilísticos, contusões, edemas, hematomas e estiramento de axônios levando ao quadro conhecido como lesão axonal difusa (LAD; Brock e Cerqueira Dias, 2008; Miotto, 2015).

Leia mais