Neurologia e Neurociências

Parecer da American Epilepsy Society sobre o uso de canabidiol e derivados da Cannabis no tratamento de epilepsias e regulamentação da fabricação e importação de produtos de Cannabis pela Anvisa

Parecer da American Epilepsy Society sobre o uso de canabidiol

Há um interesse sem precedentes da indústria farmacêutica, da mídia, dos pacientes e familiares e da sociedade em geral no uso terapêutico do canabidiol (CBD) e outros derivados da Cannabis no tratamento das epilepsias. No entanto, não há evidências de que o CBD seja a panaceia que a internet proclama. Em resposta a um apelo da Food and Drug Administration (FDA), em 16 de julho de 2019, a American Epilepsy Society (AES) emitiu seu parecer sobre o uso de Cannabis como tratamento para pacientes com crises epilépticas, resumido a seguir.

Leia mais

Entendendo as dores de cabeça

Entendendo as dores de cabeça

Dor de cabeça, ou cefaleia, é uma condição clínica comum que atinge significativa proporção de pessoas ao longo da vida, sendo frequente a indicação informal de medicamentos para o alívio dos sintomas. No entanto, existe uma enorme variedade de cefaleias, cujo tratamento também é diverso. Em 2018, a Sociedade Internacional de Cefaleia publicou estudo em que classificava os tipos de cefaleia.1 Segundo a publicação, grande quantidade de condições clínicas e funcionais manifestam-se com cefaleias. Felizmente, a maioria dos casos tem caráter benigno. Dois dos principais grupos de cefaleia serão abordados a seguir, por representarem tipos comuns e frequentes.

Leia mais

O traumatismo cranioencefálico

O traumatismo cranioencefálico

Por Dra. Eliane Correa Miotto – O traumatismo cranioencefálico (TCE) ocorre devido a uma lesão anatômica e/ou alteração funcional do cérebro, das meninges ou de seus vasos. Por exemplo, um TCE pode ocorrer em decorrência de ferimentos por arma, mecanismos de aceleração e desaceleração do cérebro durante acidentes automobilísticos, contusões, edemas, hematomas e estiramento de axônios levando ao quadro conhecido como lesão axonal difusa (LAD; Brock e Cerqueira Dias, 2008; Miotto, 2015).

Leia mais

Através dos olhos do paciente – convivendo com um tumor no sistema nervoso central

Através dos olhos do paciente – convivendo com um tumor no sistema nervoso central

Por Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella – A descoberta de um tumor no sistema nervoso central é certamente um evento traumático para qualquer pessoa e, nem sempre, nós, médicos, conseguimos captar todos os pensamentos que assombram nossos pacientes em um momento tão delicado. Muito deve ser discutido em uma consulta neuro-oncológica: de qual tumor se trata, quais as opções terapêuticas, quais os efeitos colaterais esperados em uma eventual quimioterapia e/ou radioterapia, qual a programação para retornos, quando devem ser realizados exames de controle, quais as opções de segunda ou terceira linha, caso necessário, sem contar a necessidade de proporcionar acolhimento familiar simultâneo. O acolhimento do paciente, principalmente na sua primeira vinda ao consultório ou ao ambulatório, é decisivo para seu futuro terapêutico, e um olhar no aspecto multidisciplinar é essencial.

Leia mais

Tremor essencial: o distúrbio de movimento mais comum

Tremor essencial: o distúrbio de movimento mais comum

Por Dra. Adriana Libório – O tremor essencial já foi chamado, no passado, de “tremor benigno”, porém o termo tornou-se obsoleto, visto que, com a progressão da doença, pode causar grande impacto na vida dos pacientes por dificultar a execução de tarefas diárias, como alimentação e escrita, além do convívio social.

Leia mais