Artigos

Especialista comenta sobre o Coronavírus

Especialista comenta sobre o Coronavírus

De acordo com o Portal de Notícias G1, sobe para 26 o número de mortos por Coronavírus na China e mais de 900 casos são confirmados no mundo.

O Ministério da Saúde (MS) afirma que no Brasil nenhum caso suspeito foi confirmado. No entanto, foi instalado na quarta-feira (22) o Centro de Operações de Emergência (COE) - novo coronavírus, com objetivo de preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil.

Com base nesse cenário, a Dra. Tânia Chaves, Membro Consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, fala sobre as principais características do vírus, como sua epidemiologia, transmissão, tratamento e recomendações médicas alinhadas com Diretrizes nacionais e internacionais.


Leia mais

Parecer da American Epilepsy Society sobre o uso de canabidiol e derivados da Cannabis no tratamento de epilepsias e regulamentação da fabricação e importação de produtos de Cannabis pela Anvisa

Parecer da American Epilepsy Society sobre o uso de canabidiol

Há um interesse sem precedentes da indústria farmacêutica, da mídia, dos pacientes e familiares e da sociedade em geral no uso terapêutico do canabidiol (CBD) e outros derivados da Cannabis no tratamento das epilepsias. No entanto, não há evidências de que o CBD seja a panaceia que a internet proclama. Em resposta a um apelo da Food and Drug Administration (FDA), em 16 de julho de 2019, a American Epilepsy Society (AES) emitiu seu parecer sobre o uso de Cannabis como tratamento para pacientes com crises epilépticas, resumido a seguir.

Leia mais

Cuidados com excesso de peso podem prevenir problemas mentais

Cuidados com excesso de peso podem prevenir problemas mentais

Janeiro é considerado o mês de conscientização e prevenção da Saúde Mental. Transtornos psíquicos (p. ex., depressão, bipolaridade e esquizofrenia) podem estar relacionados com problemas digestivos como a obesidade. A doença afeta 23,2% dos brasileiros, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Médicos especialistas alertam para a necessidade de conscientizar a população sobre medidas preventivas e tratamento adequado.

Leia mais

O que falta para a Telemedicina se tornar Medicina?

O que falta para a Telemedicina se tornar Medicina?

O uso das novas tecnologias no relacionamento entre médico e paciente ainda provoca muita discussão no setor de saúde brasileiro. Recentemente, o anúncio do serviço de consultas médicas on-line pela seguradora Amil, em parceria com o Hospital Albert Einstein, por meio de aplicativo (app), virou alvo de sindicância para apuração de irregularidades pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP).

Leia mais