Gen Medicina

Prevenção contra as hepatites virais

Prevenção contra as hepatites virais

As hepatites virais são um importante problema de saúde pública e merecem a atenção de todos, pois podem provocar lesões graves ao fígado – no Brasil, particularmente, as hepatites crônicas B e C ainda são responsáveis por mais de 40% dos casos de transplante desse órgão. Por serem silenciosas, as hepatites evoluem por décadas sem diagnóstico, mas causam danos progressivos ao fígado. Por isso, muitos pacientes portadores desses vírus não sabem que estão com a doença.


Leia mais

Telemedicina além da pandemia

Telemedicina além da pandemia

Sabemos que a pandemia da Covid-19 tem semelhanças com a da gripe espanhola, também de alcance mundial e com um impacto devastador. A gripe infectou mais de 500 milhões de pessoas e fez cerca de 50 milhões de vítimas entre os anos de 1918 e 1920. Atualmente, o novo coronavírus já causou mais de 300 mil vítimas, mais de 14 mil só no Brasil.  A similitude que quero tratar aqui não é a de quantas pessoas tiveram suas vidas afetadas por essas doenças, mas sim o fato de que as duas proporcionaram o direcionamento da atenção, tanto da população quanto de seus governos, para o sistema de saúde.


Leia mais

Cirurgias bariátricas durante a pandemia

Cirurgias bariátricas durante a pandemia

Suspensas desde o início da pandemia por serem consideradas cirurgias eletivas, as cirurgias bariátricas foram reclassificadas como cirurgias eletivas essenciais e, aos poucos, estão sendo retomadas em todo o país. Um dos motivos da mudança é o fato de a obesidade ser um fator de risco para a Covid-19 e, portanto, ao perder peso, o paciente melhora seu sistema imunológico e, no caso de ser contaminado, tem mais chances de reduzir os problemas causados pelo coronavírus,


Leia mais