Gen Medicina

Prejuízos da onipresença do Judiciário na Saúde

Prejuízos da onipresença do Judiciário na Saúde

Por Dra. Sandra Franco – O Governo Federal, infelizmente, neste começo de mandato, está negligenciando um dos setores mais preocupantes do país: a Saúde. Têm-se priorizado outros temas e pastas: reforma da Previdência, demarcação de terras indígenas e porte de armas. É evidente que o Governo precisa gerenciar seus recursos para o país não cair em recessão, como se tem alardeado. Todavia, setores essenciais, como Educação e Saúde, deveriam ser prioridades em um governo de um país que pretende, um dia, ser desenvolvido.

Leia mais

Dez passos para produzir artigo científico de sucesso

Dez passos para produzir artigo científico de sucesso

Por Dr. Maurício Pereira – A publicação de artigos científicos é uma das formas pelas quais os pesquisadores divulgam os resultados de suas investigações e reflexões. Para que um artigo seja publicado em periódico científico, algumas qualidades são requeridas. O tema deve ser relevante, a pesquisa, de qualidade e o relato, bem-feito.

Leia mais

Transtorno Bipolar é Tema de Entrevista Apresentada no Curso Psiquiatria em Foco

Transtorno Bipolar é Tema de Entrevista Apresentada no Curso Psiquiatria em Foco

O curso Psiquiatria em Foco, coordenado pela especialista Alexandrina Meleiro, conta com uma entrevista imperdível sobre um dos mais importantes distúrbios da saúde mental da atualidade: o transtorno bipolar. O conteúdo é apresentado em forma de entrevista com a especialista Ângela Miranda Scippa. A médica trata das novidades relacionadas a diagnóstico e tratamentos. O transtorno bipolar em si, correlação com outras doenças e estabilidade do mal serão os principais temas tratados.

Leia mais

Tratamento e acompanhamento de pacientes com leishmaniose cutânea na rede de saúde

Tratamento e acompanhamento de pacientes com leishmaniose cutânea na rede de saúde

Os antimoniais pentavalentes por via sistêmica ainda constituem a primeira linha de tratamento da leishmaniose cutânea (LC). O antimoniato de meglumina (AM) é apresentado em ampolas de 5 mL, contendo 1,5 g de N-metil-glucamina, equivalente a 405 mg de antimônio pentavalente (Sb5+). Portanto, cada mL corresponde a 81 mg de Sb5+.1 A administração pode ser por via intramuscular (IM) ou intravenosa (IV); a última é capaz de diminuir o desconforto local. Caso se utilize a via IV, não há necessidade de diluição, embora o produto possa ser administrado com solução glicosada por comodidade.2

Leia mais

Rastreamento nas Neoplasias Ginecológicas: Identificando Mulheres de Risco

Matéria sobre Rastreamento nas Neoplasias Ginecológicas: Identificando Mulheres de Risco

Uma das matérias do curso online Hot Topics da Ginecologia, coordenado pelo especialista Rogério Bonassi Machado, e disponível na Academia de Medicina Guanabara Koogan, aborda o Rastreamento das Neoplasias Ginecológicas: Identificando Mulheres de Risco. O tema será debatido na quarta aula do curso e aborda as principais novidades e tendências em terapias, além dos principais temas que dizem respeito à ginecologia. 

Leia mais