Gen Medicina

Essenciais, mas negligenciados: profissionais da saúde sofrem com falta de amparo psicológico

 Essenciais, mas negligenciados: profissionais da saúde sofrem com falta de amparo psicológico

A área da saúde está sobrecarregada e nem todos os profissionais estão integralmente preparados para lidar com a pandemia. Em uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), foi constatado que apenas 14,2% dos profissionais de saúde sentem-se preparados para lidar com o novo coronavírus (Covid-19). A maioria dos entrevistados (64,97%) respondeu não estar apta para trabalhar na pandemia. O restante dos profissionais não soube responder.


Leia mais

Manejo dos pacientes oncológicos na pandemia

Manejo dos pacientes oncológicos na pandemia

À medida que a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) avança, cada vez mais, em todo o mundo, especialistas publicam novas diretrizes para o tratamento de pacientes oncológicos. A revista científica The Lancet Oncology1 divulgou um artigo em que resume as orientações das principais sociedades médicas internacionais, recomendando, quando possível, a redução de atendimentos presenciais; o uso de recursos tecnológicos, como a telemedicina; a substituição de terapias intravenosas por orais; além da importância do apoio aos pacientes e do controle de infecções.  


Leia mais

O trauma e a Covid-19

O trauma e a Covid-19

Desde que surgiu na China, no final de 2019, a Covid-19 modificou toda a rotina e o modo de funcionamento do mundo atual. Isto fez com que as pessoas ficassem dentro de casa, tivessem novos hábitos e rotinas, com impacto nos mais diferentes setores. Tudo mudou. O mundo não é mais o mesmo. E os hospitais mudaram também. A maior parte dos serviços públicos e privados se modificou a fim de se preparar para receber as pessoas com esta doença. Vários fluxos novos foram criados, além de setores específicos para cuidar destes doentes. Hospitais gerais foram transformados em hospitais exclusivos para Covid-19. E os demais se transformaram em hospitais mistos. Todos convivendo com a doença.


Leia mais

A telemedicina e os impactos na relação médico-paciente

A telemedicina e os impactos na relação médico-paciente

A Resolução do Conselho Federal de Medicina, conhecida como a “Resolução da Telemedicina”, publicada no Diário Oficial da União no início deste ano e, logo depois, sustentada pela Portaria 467/2020 do Ministério da Saúde, surgiu com a finalidade de regulamentar e operacionalizar medidas de enfrentamento emergencial visando a saúde pública. A Associação Médica Brasileira, na carta publicada em abril deste ano, “acredita que a incorporação de novas tecnologias à medicina é um caminho sem volta e que esse avanço pode ser muito positivo, desde que disciplinado por diretrizes responsáveis com foco no fortalecimento da relação médico-paciente”.


Leia mais

Plenária do Congresso Americano de Oncologia Clínica

Plenária do Congresso Americano de Oncologia Clínica

Pela primeira vez na história, o congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, a ASCO, acontece de forma virtual. Congregando aproximadamente 45 mil participantes de todo o mundo, este se tornou o maior evento mundial de oncologia. Anualmente, novas descobertas e resultados de estudos clínicos são ansiosamente aguardados por especialistas e pacientes. Este ano, 5 trabalhos foram selecionados para apresentação na sessão plenária, que destaco neste artigo. Certamente, são trabalhos muito bem selecionados e cujos resultados vão permear os debates ao longo do ano.


Leia mais