Gen Medicina

Sonho das operadoras de planos de saúde é pesadelo para consumidores

Sonho das operadoras de planos de saúde é pesadelo para consumidores

O atual ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, manifestou recentemente sua opinião de que a legislação de planos de saúde precisa ser modernizada e afirmou que o Governo Federal está em movimento para realizar mudanças no setor. Durante um discurso no Fórum da Saúde, em Brasília, o ministro disse que a Lei 9.656/98 é “engessante” e “restritiva”.

Leia mais

Entendendo o complexo diálogo entre sistema imunológico e sistema nervoso central

Entendendo o complexo diálogo entre sistema imunológico e sistema nervoso central

O conceito de privilégio imune se refere à incapacidade de um órgão em rejeitar tecidos heterotópicos transplantados. Em 1940, Peter Medawar descreveu que enxertos homólogos de pele no sistema nervoso central (SNC) falhavam em criar uma resposta imune que levasse a sua rejeição. Porém, caso o mesmo enxerto fosse colocado em outra parte do corpo, uma resposta imune ocorria nesse tecido e, quando reinserido no SNC, finalmente aconteceria uma resposta por meio de rejeição tecidual.1 A principal explicação dada por Medawar foi a de que o SNC não tinha um sistema linfático. Portanto, não existiria uma janela de oportunidade para uma resposta imune, argumento que hoje se sabe estar ultrapassado.

Leia mais

Cirurgia endovascular: essência da cirurgia vascular

Cirurgia endovascular: Essência da cirurgia vascular

Desde a consolidação da cirurgia vascular como especialidade, grandes avanços foram alcançados: correção de aneurismas, uso de próteses vasculares, endarterectomias, revascularizações distais com veia safena etc. No entanto, outros caminhos ainda eram necessários. Em 1952, Seldinger apresentou a técnica de punção arterial, porta de entrada para os procedimentos endovasculares. A cirurgia endovascular tornou-se, então, parte integrante da cirurgia vascular.


Leia mais