Gen Medicina

Parecer da American Epilepsy Society sobre o uso de canabidiol e derivados da Cannabis no tratamento de epilepsias e regulamentação da fabricação e importação de produtos de Cannabis pela Anvisa

Parecer da American Epilepsy Society sobre o uso de canabidiol

Há um interesse sem precedentes da indústria farmacêutica, da mídia, dos pacientes e familiares e da sociedade em geral no uso terapêutico do canabidiol (CBD) e outros derivados da Cannabis no tratamento das epilepsias. No entanto, não há evidências de que o CBD seja a panaceia que a internet proclama. Em resposta a um apelo da Food and Drug Administration (FDA), em 16 de julho de 2019, a American Epilepsy Society (AES) emitiu seu parecer sobre o uso de Cannabis como tratamento para pacientes com crises epilépticas, resumido a seguir.

Leia mais

Baixo percentual de amamentação no Brasil

Baixo percentual de amamentação no Brasil

Desinformação é o principal fator para o baixo percentual de amamentação no Brasil. Dados revelam que grande parte dos bebês brasileiros não é amamentada exclusivamente pelo leite materno. Nesta entrevista ao Portal GEN Medicina, o convidado Dr. Antonio Fernandes Lages, Ginecologista e Membro da Comissão Nacional Especializada em Aleitamento Materno da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), explicará os principais motivos deste índice baixo e qual a importância do leite materno para o bebê e a mãe.

Leia mais

Cuidados com excesso de peso podem prevenir problemas mentais

Cuidados com excesso de peso podem prevenir problemas mentais

Janeiro é considerado o mês de conscientização e prevenção da Saúde Mental. Transtornos psíquicos (p. ex., depressão, bipolaridade e esquizofrenia) podem estar relacionados com problemas digestivos como a obesidade. A doença afeta 23,2% dos brasileiros, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Médicos especialistas alertam para a necessidade de conscientizar a população sobre medidas preventivas e tratamento adequado.

Leia mais

Dor abdominal e uma surpresa

Dor abdominal e uma surpresa

Mulher de 38 anos de idade, negra, magra, natural do Rio de Janeiro, moradora de Belford Roxo, procurou unidade de pronto atendimento (UPA) por causa de dor surda intermitente no quadrante superior direito do abdome e na região lombar. Ela informou que sente esse desconforto há quase 3 meses. Também relatou febre, embora sem aferi-la. Usou antipiréticos por conta própria com pouca melhora do quadro. Nas últimas 2 semanas, passou a apresentar náuseas, diminuição do apetite e icterícia. Referiu perda de peso nesse período (não quantificou, mas informou que todas as calças compridas estavam muito frouxas). Negou alteração do ritmo intestinal, melena, acolia e/ou hematêmese.

Leia mais