Notícias

Segredo Médico: Obrigação Durante o Exercício da Profissão

obrigação-durante-o-exercício-da-profissão

Tem sido matéria controvertida se o sigilo imposto refere-se somente aos fatos revelados pelos doentes confidencialmente, ou, também, aos outros fatos que, de uma forma ou de outra, cheguem ao conhecimento do médico durante o exercício profissional. A se louvar no Juramento de Hipócrates, que manda calar apenas “os segredos que lhe forem confiados”, tem-se a ideia de que estaria o profissional obrigado a manter sigilo apenas daquilo que foi objeto da confidência do paciente.

Leia mais

GEN lança seminário online sobre retomada pós-pandemia

GEN lança seminário online sobre retomada pós-pandemia

Evento online será uma oportunidade de discussão sobre o legado da Covid-19 e a nova realidade da Medicina.


Mudanças nos protocolos e procedimentos farão parte da nova realidade da Medicina, tanto no âmbito ambulatorial quanto hospitalar. Atento a este movimento, o GEN | Grupo Editorial Nacional desenvolveu o seminário online de medicina Retomada pós-pandemia, que apresentará os rumos que nortearão a prática clínica e cirúrgica, bem como a gestão em saúde, no cenário pós-pandemia.


Leia mais

SBI informa que dexametasona reduz mortalidade nos pacientes com Covid-19

 SBI informa que dexametasona reduz mortalidade nos pacientes com Covid-19

A Universidade de Oxford acaba de publicar os resultados preliminares do estudo randomizado RECOVERY, que comparou dexametasona x grupo controle e demonstrou que a dose de 6mg de dexametasona por via oral ou por via endovenosa 1x/dia por 10 dias reduziu a mortalidade (em 28 dias) de 1/3 (33,3%) nos pacientes com Covid-19 em ventilação mecânica (VM).

Leia mais