A vida em sociedade resulta do cumprimento de diversas normas de conduta. Essas normas derivam de usos e costumes sedimentados ao longo do tempo. As mais importantes se transformam em leis escritas e são impostas coercitivamente. Quanto maior o desenvolvimento da sociedade, mais complexo o corpo de leis. Por outro lado, maior será o grau de solidariedade ativa, com a consciência de socorrer para ser socorrido.
Leia mais
Postado em Áreas de Interesse e Gestão em Saúde
No início de 2018, a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro) publicou a 2ª edição da Norma de Higiene Ocupacional (NHO) 06, que aborda os métodos e parâmetros para avaliação do calor, bem como estabelece os limites de tolerância para trabalhadores expostos a ele. A nova edição atualiza a anterior, de 2002, tornando-a mais compreensível.
Leia mais
Postado em Áreas de Interesse e Gestão em Saúde
O número básico de reprodução, erradamente referido como taxa básica de contágio, que se indica por R0 (lê-se R-zero), é o número médio de pessoas infectadas por um único indivíduo infectado introduzido em uma população completamente suscetível. O cálculo de R0 é feito por meio de modelos matemáticos.
Leia mais
Postado em Áreas de Interesse, Artigos, Gestão em Saúde e Infectologia
A receita médica é parte integrante do prontuário médico e constitui um documento mediante o qual se indica uma medicação e como ela deve ser administrada, independentemente de se tratar de formulação magistral (preparado artesanal) ou produto industrializado. Quando esse fármaco é registrado nos prontuários do paciente, chama-se prescrição médica. Ambas têm importância médica visto sua relevância estatística, econômica, administrativa e legal.
Leia mais
Postado em Áreas de Interesse, Artigos e Gestão em Saúde
Denomina-se imunidade de rebanho quando a proporção de pessoas imunes a determinada doença infecciosa se torna grande o suficiente para fazer com que sua disseminação diminua na comunidade. Quanto maior for o número de pessoas imunes ou imunizadas, menor será a probabilidade de uma pessoa suscetível se infectar. Nesse caso, embora a doença continue na comunidade, sua propagação será cada vez mais lenta porque a cadeia de infecção foi, de certa maneira, quebrada.
Leia mais
Postado em Artigos, Gestão em Saúde e Especial COVID-19