Especial COVID-19

Potenciais benefícios e riscos da suplementação com ácidos graxos ômega-3 em pacientes com COVID 19

Potenciais benefícios e riscos da suplementação com ácidos graxos ômega-3 em pacientes com COVID 19

Os médicos têm observado que pacientes com COVID-19 podem apresentar, além dos sintomas clássicos como febre e tosse, também dificuldades respiratórias, reduzida oxigenação sanguínea, coagulação excessiva e redução do número de células do sistema imune. Pacientes em estado crítico também apresentam elevada concentração de substâncias inflamatórias conhecidas por citocinas. Em excesso, essas substâncias provocam a chamada “tempestade de citocinas”, que pode causar um quadro inflamatório agudo, o qual pode comprometer os pulmões e outros órgãos do corpo, levando à morte.

Leia mais

Telemedicina além da pandemia

Telemedicina além da pandemia

Sabemos que a pandemia da Covid-19 tem semelhanças com a da gripe espanhola, também de alcance mundial e com um impacto devastador. A gripe infectou mais de 500 milhões de pessoas e fez cerca de 50 milhões de vítimas entre os anos de 1918 e 1920. Atualmente, o novo coronavírus já causou mais de 300 mil vítimas, mais de 14 mil só no Brasil.  A similitude que quero tratar aqui não é a de quantas pessoas tiveram suas vidas afetadas por essas doenças, mas sim o fato de que as duas proporcionaram o direcionamento da atenção, tanto da população quanto de seus governos, para o sistema de saúde.


Leia mais

Cirurgias bariátricas durante a pandemia

Cirurgias bariátricas durante a pandemia

Suspensas desde o início da pandemia por serem consideradas cirurgias eletivas, as cirurgias bariátricas foram reclassificadas como cirurgias eletivas essenciais e, aos poucos, estão sendo retomadas em todo o país. Um dos motivos da mudança é o fato de a obesidade ser um fator de risco para a Covid-19 e, portanto, ao perder peso, o paciente melhora seu sistema imunológico e, no caso de ser contaminado, tem mais chances de reduzir os problemas causados pelo coronavírus,


Leia mais