Entrevistas

Consequências do estresse agudo nos cabelos

Consequências do estresse agudo nos cabelos

Recente pesquisa sobre o assunto foi divulgada pela revista Nature. Os resultados foram identificados por grupos da Harvard University e do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID). Nesta entrevista, conversamos com Thiago Mattar Cunha, integrante do CRID, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sediado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).


Leia mais

Baixo percentual de amamentação no Brasil

Baixo percentual de amamentação no Brasil

Desinformação é o principal fator para o baixo percentual de amamentação no Brasil. Dados revelam que grande parte dos bebês brasileiros não é amamentada exclusivamente pelo leite materno. Nesta entrevista ao Portal GEN Medicina, o convidado Dr. Antonio Fernandes Lages, Ginecologista e Membro da Comissão Nacional Especializada em Aleitamento Materno da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), explicará os principais motivos deste índice baixo e qual a importância do leite materno para o bebê e a mãe.

Leia mais

Novo Calendário de vacinação da SBP inclui vacina contra dengue

Dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), comenta nesta entrevista a inclusão da vacina contra a dengue no Calendário de Vacinação da Sociedade. Resultado de um novo trabalho conjunto (conduzido pelos Departamentos Científicos de Imunizações e de Infectologia da SBP), o documento traz as recomendações da entidade para a aplicação de vacinas em crianças e adolescentes.

Leia mais

Enxaqueca pode aumentar risco de doenças cardiovasculares

A enxaqueca incide em aproximadamente 15% dos brasileiros entre 20 e 40 anos de idade. Deste universo, 81% são mulheres e 59,7% são homens, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe). Recente estudo demonstrou que esta doença aumenta o risco de os pacientes desenvolverem doenças cardiovasculares, tais como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. O risco acaba se tornando duas vezes maior quando há a combinação de tabaco e o uso de anticoncepcionais. Para abordar esta relação, conversamos com o Dr. Luiz Henrique Dourado, neurologista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.

Leia mais