Hematologia

Leucemia Monocítica Aguda (LMA-M5b) | Relato de Caso

Leucemia Monocítica Aguda (LMA-M5b) | Relato de Caso

Por Dr. Raimundo Antonio Gomes Oliveira – As leucemias mieloides agudas (LMA) são um grupo heterogêneo de neoplasias da medula óssea, cujas características morfológicas, imunológicas e moleculares são bastante diversificadas. Seu diagnóstico diferencial é de extrema importância para fins de tratamento. O objetivo deste artigo é descrever o caso de um paciente de 26 anos de idade que apresentou como manifestações clínicas lesões ulceradas na língua e nas gengivas. Após exames laboratoriais complementares pôde ser feita a caracterização de um subtipo específico de leucemia mieloide aguda. O relato mostra, portanto, a importância da associação dos dados clínicos aos resultados morfológicos, complementados com as características dos antígenos de membrana na identificação da leucemia monocítica aguda com diferenciação (LMA-M5b).

Leia mais

Leucemia Mielomonocítica Crônica

Leucemia Mielomonocítica Crônica

As neoplasias mieloproliferativas (NMP) são doenças clonais das células-tronco pluripotentes. Caracterizam-se por hematopoese medular efetiva e manutenção da capacidade maturativa; não apresentam evidência de displasia; resultam em medula hipercelular (exceto em mielofibrose) e em elevadas contagens de uma ou mais linhagens celulares mieloides no sangue; e cursam em geral com hepatoesplenomegalia. Apesar de apresentarem algumas características comuns às NMP, as neoplasias mielodisplásicas/mieloproliferativas (N-MD/MP), por sua vez, têm aspectos displásicos e proliferativos que se sobrepõem. Correspondem aos casos que se enquadram nas neoplasias mieloides com proliferação inerente, mas demonstram aspectos displásicos simultâneos [1,2].

Leia mais

Leucemia Linfocítica Crônica em Fase Inicial | Caso Clínico

Leucemia Linfocítica Crônica em Fase Inicial | Caso Clínico

A leucemia linfocítica crônica (LLC) é a neoplasia hematológica mais comum do ocidente; sua incidência varia de 2 a 6 casos por 100.000 indivíduos ao ano. É uma neoplasia que acomete comumente idosos com média de 65 anos (em geral, acima dos 40 anos), em uma proporção de 1,5 a 2,0:1,0 entre os gêneros masculino e feminino. Essa incidência chega a mais de 10 casos por 100.000 indivíduos ao ano para idosos acima dos 65 anos. Corresponde a mais de 90% das neoplasias linfoproliferativas crônicas (NLPC).

Leia mais