Gen Medicina

O Atestado Médico e o Segredo

o-atestado-medico-e-o-segredo

Uma questão discutível é a de se poder ou não declarar o diagnóstico dos pacientes nos atestados médicos; a maioria acha que o médico deve omitir sempre esse diagnóstico. Todavia, há também os que sustentam a quebra quando necessária, principalmente no interesse fun¬cional do paciente ou de seus privilégios funcionais ou securitários.

Leia mais

Segredo Médico: Obrigação Durante o Exercício da Profissão

obrigação-durante-o-exercício-da-profissão

Tem sido matéria controvertida se o sigilo imposto refere-se somente aos fatos revelados pelos doentes confidencialmente, ou, também, aos outros fatos que, de uma forma ou de outra, cheguem ao conhecimento do médico durante o exercício profissional. A se louvar no Juramento de Hipócrates, que manda calar apenas “os segredos que lhe forem confiados”, tem-se a ideia de que estaria o profissional obrigado a manter sigilo apenas daquilo que foi objeto da confidência do paciente.

Leia mais

Cirurgia Minimamente Invasiva em Crianças

Cirurgia Minimamente Invasiva em Crianças
A cirurgia minimamente invasiva (CMI) é um desafio em crianças devido à necessidade de
se trabalhar em um pequeno espaço. Nas CMI abdominais e torácicas, as pinças e a câmera
entram por portais para se trabalhar em um pequeno espaço. Além disso, há a questão da
fisiologia da criança, que tem uma homeostase delicada e que pode ser alterada com a
insuflação de CO2.

Leia mais

Como diagnosticar uma possível intoxicação por metanol ou etilenoglicol?

Como diagnosticar uma possível intoxicação por metanol ou etilenoglicol?

Antes do novo coronavírus (COVID-19) roubar todas as atenções das mídias nacional e internacional, os casos de intoxicação por etilenoglicol secundários à contaminação da cerveja Belorizontina certamente foram um dos temas de maior repercussão dentro da área médica no noticiário brasileiro. Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que chega a seis o número de mortos por suspeita de intoxicação por monoetilenoglicol ou dietilenoglicol após o consumo da cerveja da Backer. O número de casos suspeitos permanece 30. Dos seis óbitos, apenas um teve o diagnóstico de intoxicação por dietilenoglicol confirmado.


Leia mais