Lipedema | A doença esquecida

Lipedema | A doença esquecida

O lipedema (ou "lipoedema") é uma condição crônica que causa um acúmulo anormal de gordura em áreas específicas do corpo. Essa gordura é acompanhada de retenção de líquidos e outras alterações capazes de culminar no lipolinfedema.

Mulheres com lipedema costumam erroneamente receber o diagnóstico de sobrepeso ou sua situação clínica ser confundida com um inchaço diferente, conhecido como linfedema. 


Contudo, o lipedema é uma condição distinta e não trivial. Consiste em uma doença progressiva, com implicações únicas na saúde. Requer gerenciamento contínuo dos sintomas para aliviar o desconforto e impedir o avanço para estágios mais críticos, incluindo o lipolinfedema.


Uma “típica” paciente com lipedema parece ter a parte inferior do corpo desproporcionalmente acima do peso quando comparada com a parte superior. Todavia, nem sempre as pacientes são "típicas", e o acúmulo anormal de gordura é apenas a manifestação mais óbvia. Como se trata de uma condição progressiva, os sintomas também pioram e mudam com o tempo. 


O lipedema é surpreendentemente comum, mas não conhecido. Tem tratamento clínico e cirúrgico. O primeiro é direcionado para mudanças de hábitos de vida e dietas adequadas, além de suplementos que visam diminuir o estado de inflamação crônica de baixo grau. O tratamento cirúrgico é feito por lipoaspiração com técnica específica para preservar os vasos linfáticos.

Compartilhe: