Geriatria e Gerontologia

Idosos com demência e COVID-19

Idosos com demência e COVID-19

As informações sobre a pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, estão cada vez mais velozes em todos os aspectos. Nos últimos meses, a partir da observação, do desenvolvimento de estudos e da pesquisa genética, a comunidade científica vem aprimorando suas conclusões sobre o comportamento destes organismos acelulares e sobre a apresentação clínica dos pacientes. Desde os primeiros casos, foi clara a evidência de que idosos se apresentavam como grupo de risco com maior mortalidade. Para os mais frágeis, a exemplo daqueles com a doença de Alzheimer (DA), as características são ainda mais peculiares.

Leia mais

COVID-19 e pessoas idosas: chegou a hora de pensarmos em todos

COVID-19 e pessoas idosas: chegou a hora de pensarmos em todos

Como geriatra, tenho sido questionada diariamente sobre todos os cuidados que as pessoas idosas devem tomar para que fiquem protegidas do novo coronavírus.


No começo desta pandemia, minha resposta era sempre a de que os idosos deveriam ficar em casa. Pronto: uma resposta objetiva e bastante prática. Entretanto, estamos agora na terceira semana de quarentena e percebo que o desafio é muito maior do que apenas deixar os idosos isolados. Precisamos garantir que os alimentos cheguem até eles, que sigam bebendo líquidos no volume adequado, que tenham boa qualidade de sono, que tomem o sol do início da manhã, que mantenham o humor preservado.


Leia mais

Envelhecer, perdas e aquisições

Envelhecer, perdas e aquisições

A vinculação do envelhecimento à ideia de perda parece estar impregnada na dinâmica das relações sociais que vivemos. No entanto, Jack Messy (1999, p. 18) nos remete à noção de envelhecimento como aquisição, “pelo simples fato de que só perdemos aquilo que possuímos”. O envelhecimento, então, passa a ser visto não mais como uma sucessão interminável de perdas, mas como um processo vivido na tessitura de perdas e aquisições.

Leia mais

A importância do movimento para a saúde e longevidade

A importância do movimento para a saúde e longevidade

Por Dra. Ana Beatriz Galhardi Di Tommaso – Recentemente, estive no 21º Congresso Mundial de Geriatria e Gerontologia em São Francisco/Califórnia, promovido pela International Association of Gerontology and Geriatrics (IAGG). Considerado um dos mais importantes na área da geriatria e gerontologia, é promovido a cada quatro anos e reúne colegas de todo o mundo.

Leia mais